Marketing de Influência é para todo mundo?

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Estratégia Marketing Marketing de Influência

Vamos começar esse post falando, claramente, o que é influência. Esse conceito não está ligado a quantidade de seguidores, engajamento ou o tipo de rede social que o creator está inserido. Influência é uma consequência de algo que alguém faz, de forma espontânea, e de que acaba fazendo com que outras pessoas tomem decisões a partir de se conectar com aquele determinado conteúdo.

Um influenciador nem sem sempre é um criador de conteúdo e certamente não é uma celebridade. Um influenciador se conecta com uma comunidade pelo simples fato de ser “como todos somos”. Isso desperta, além de autenticidade e proximidade, confiança no público: 63% dos usuários de internet afirma confiar mais no que um influencer fala sobre uma marca do que o que ela fala a respeito dela mesma (Edelman Trust Barometer).

E para quem pensa que influencer não converte: 76% dos consumidores brasileiros já compraram algo após ver um influencer falando sobre.

Mas qualquer marca pode fazer?

Há influencers falando sobre diferentes assuntos em muitas áreas diferentes. Então, provavelmente esse não será um problema. No entanto, a estratégia de Marketing de Influência precisa, acima de tudo, estar conectada aos objetivos macros da comunicação da marca. O mesmo influencer pode trazer diferentes resultados – desde que pautado da forma correta. 86% das empresas brasileiras concorda com a frase “Trabalhar com influenciadores traz um resultado que nenhum outro tipo de comunicação digital pode trazer.” (ROI/YOUPIX).

Assim como a mesma estratégia pode ser aplicada em diferentes influencers – inclusive nos próprios colaboradores – que também pode ser influenciadores de marca. Mas, engana-se quem pensa que trabalhar com influenciadores é ter conversão imediata. Assim como a conexão que os influencers têm com o seu público, a marca precisa criar esse fit com o influencer para que o #publi faça sentido para a comunidade. Só assim, a conversão acontece. A mídia feita pelo influencer é como uma conversa de amigo. Nem sempre, o amigo “compra a ideia” na primeira conversa. A analogia segue: o amigo é mais confiável, passa pelas mesmas situações de vida que você e é uma pessoa e não uma marca. Pense nesse amigo, mas com um poder de alcance muito maior. Esse é o influenciador.

Por isso, concluímos que sim, todas as marcas podem trabalhar com influencers. O que precisa estar claro são os KPIs da marca dentro do projeto com influencer. Na Talenttare, já desenvolvemos projetos de arquitetura, moda, gastronomia, beleza, mercado pet e até mesmo de reparação automotiva envolvendo influencers.

Publicado dia 23/07/2022

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